Muffins de mirtilos

Olá!

Hoje vim compartilhar com vocês uma alternativa muito gostosa, saudável e nutritiva para os lanches da escola da garotada ou pro pessoal que gosta de uma opção bacana entre as refeições:
Muffin de Mirtilo!!!

Nesta foto, há um exemplo de como eu servi os muffins (fiz versão mini) com meio sanduíche de cream cheese e queijo, "saladinha" de frutas com banana, maçã e mamão em cubos. Sucesso geral!!!

E aí, quer fazer aí também? Olha a receita:

Ingredientes
***Rendem em torno de 10 muffins tamanho padrão ou 20 a 22 mini-muffins

2 xícaras de farinha de amêndoas (ou amêndoas trituradas)
1/2 xícara de farinha de tapioca (ou amido de milho não transgênico)
1/2 colher de sobremesa de fermento químico
1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
1/4 colher de sobremesa de sal
1/3 xícara de açúcar (usei de mascavo)
1/4 xícara de manteiga derretida
1 fava de baunilha (ou 1 e 1/2 colher de sobremesa de extrato de baunilha)
3 ovos grandes em temperatura ambiente
1/2 xícara de leite (eu usei de vaca integral, mas podem ser leites vegetais como de amêndoas ou de aveia, fica super gostoso!)
1 xícara de mirtilos (usei congelados, se for usar fresco pode colocar 1 e 1/2 xícara)

Preparo
1. Se você tem o hábito de manter ovos e/ou manteiga na geladeira (como eu) o primeiro passo é retirá-los e colocar em algum lugar seco e fresco algumas horas antes de preparar estas delícias;
2. Quando for fazer a receita, comece pré-aquecendo o forno a 180ºC, prepare as forminhas de muffin (ou mini-muffins no meu caso) na assadeira, se você usa aquelas forminhas de papel ou precisa untar... agora é a hora!
3. Numa tigela combine a farinha de amêndoas, de tapioca, bicarbonato de sódio, fermento químico e sal. Misture bem com um garfo ou batedor de arames (fuet) e veja se não ficou nenhum grumo de farinha;
4. Misture numa tigela à parte a manteiga derretida (fria) e os ovos até ficar bem homogêneo (leva uns 5 minutos batendo);
5. Acrescente a fava de baunilha (ou extrato) essa mistura de ovos novamente misturando bem;
6.  Junte a mistura de "secos" (farinhas) aos "molhados" (ovos, manteiga e baunilha), mexa só o suficiente para estarem combinados, junte o leite e misture até dar o ponto de um creme mais consistente;
7. Acrescente os mirtilos, faça movimentos leves para misturá-los à massa, lembre-se que se for muito rápido pode romper a casca das frutas e seus bolinhos ficarão com cor próxima ao roxo, o que não é a intenção. Então tenha calma nessa mistura!
8. Com a ajuda de uma colher preencha as fôrmas de muffin com a massa e leve para assar por 25 a 30 minutos (ou mais ou menos que isso, depende do seu forno). Quando estiverem lindos, dourados e cheirosos estarão prontos!!!
Olha o meu controle de qualidade com a boca cheia dos blueberry muffins que ele tanto pediu!!!

OBSERVAÇÕES:
* Essa é a minha versão dessa receita aqui do site da americana Alyssa do Everyday Maven!
* Na receita original, ela coloca umas lascas de amêndoas eu não coloquei porque esqueci mesmo mas fique a vontade em usar como ela ou outra coisa que queira como nozes picadas, sementes de chia que darão um crocante especial!
* Esta receita apesar de não conter glúten, é feita à base de oleaginosas que podem ser bastante alergênicas para bebês, então a recomendação é oferecer à partir dos 18 meses. Foi quando ofereci ao David e foi super bem aceito!

E por hoje é isso!
Espero que você tenha gostado dessa receita, dá um certo trabalho para agilizar os ingredientes (porque "o fazer" propriamente é super simples, vai...) mas o resultado final super compensa!

Faz, manda um email pra mim (danicorrado@gmail.com) e conta como foi!

Ahhh e se você gostou dessa postagem por favor dê o seu like, comente, compartilhe no seu facebook, twitter e outras redes sociais que queira. Essa interação, esse feedback é super importante, faz toda a diferença no meu trabalho e no modo como eu posso melhorar cada vez mais!!!

Beijos!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Almoço de hoje: Macarrão Bifum à Bolonhesa