quarta-feira, 25 de março de 2015

Hamburger de Frango

Olá!

Hoje vim compartilhar com você uma receita que além de ser uma delícia, dá uma ajuda grande quando pensamos em uma opção simples, rápida e muito nutritiva para a família toda, não apenas para as crianças!!!

Hamburger de Frango!!!
O David pegou uma dorzinha de garganta e por causa disso não comeu bem nos últimos dois dias, aí sai a mamãe aqui a procura de reforçar a alimentação, encontrei essa receita aqui da Thais Ventura e usei como base para o hamburguer que acompanhou o almoço de hoje (só troquei a carne por frango)! E vamos à receita:

Ingredientes
300gr de carne de frango moída
(eu usei coxa e sobrecoxa de peru moídas)
2 colheres de sopa do meu tempero caseiro
1 ovo
4 colheres de sopa de farinha de aveia
Farinha de aveia e farinha de rosca para empanar
Sal a gosto

Preparando...
1. Em um bowl coloque a carne moída, o sal e o tempero e misture;

2. Quando o frango (ou peru no meu caso) estiver bem aderido ao tempero, acrescente o ovo e mexa bem;

3. Adicione então a farinha de aveia e misture;

Esse é o ponto quando tudo estiver misturado;

4. Com as mãos ou a ajuda de duas colheres faça os hamburgers. Eu fiz pequeno para o David poder pegar com as mãos para comer, então empane na farinha de aveia misturada com a farinha de rosca (breadcrumbs);

 5. Forre uma assadeira com papel manteiga e vá colocando os hamburgers. Essa quantidade de carne e temperos renderam 13 unidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 minutos ou até que esteja assado por dentro e levemente crocante por fora. E está pronto para servir!

Aqui em casa hoje os hamburgers acompanharam uma porção de espinafre refogado, batata assada (wedges), arroz com quinoa, cenoura e açafrão-da-terra (tumeric) e feijão preto!

Como ele não está bem da garganta, não comeu tudo, foram apenas algumas colheiradas, mas o "buguinho" foram 4 unidades que ele ía pegando com as mãos e comendo!

OBS:

1. Essa é uma ótima opção para variar a preparação de carnes, dá para substituir o frango por carne bovina, peixe, fígado... e deve ficar uma delícia também! Como não contém nenhum aditivo, se substituir por farinha de arroz, pode ser oferecido a partir dos 7 meses de idade, quando a criança já estiver iniciando a introdução alimentar de salgados;

2. O hamburguer deve ficar ótimo se fizer parte de um "fast food" feito em casa, combinando pão, alface, tomate, uma fatia de queijo e uma maionese caseira!

E por hoje é isso!

Abraço,

Dani

Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

terça-feira, 24 de março de 2015

Panqueca de Amêndoas e Blueberries (Mirtilos)

Olá!


Hoje trago para vocês a receita que é uma especialidade aqui de casa: Panquecas! Eu sou especialista em encontrar receitas mais saudáveis e meu marido em cozinhá-las! E sem mais delongas vamos à mais nova queridinha dos nossos cafés-da-manhã aos finais de semana:

Panquecas de Amêndoas e Blueberries (Mirtilos)
Ficou incrivelmente gostosa!!!

Ingredientes
1 xícara de farinha branca
1/2 colher de sobremesa de fermento químico
1/2 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de amêndoas picadas
2 colheres de sopa de açúcar (eu usei o mascavo)
1 colher de chá de raspas de limão
3/4 de xícara de iogurte grego
(mas pode ser o normal sem sabor e sem açúcar)
6 colheres de sopa de leite
(na receita original é usado leite de amêndoas, acho que fica muito mais gostoso)
1 ovo
(eu usei 2 ovos porque os meus eram muito pequenos)
1/2 colher de sobremesa de extrato de amêndoas
1/4 de xícara de amêndoas em lascas (não usei)
1 copo de blueberries frescas (usei congeladas)

Preparando...

1. Em um bowl combine a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio;

2. Acrescente então as raspas de limão, o açúcar e as amêndoas picadas, misture e reserve;

3. Em outras tigelas junte o leite e a essência de amêndoas ao iogurte e os ovos previamente batidos com um garfo;

4. Combine os ingredientes secos e líquidos até ficarem uma única massa;

5. Adicione então as blueberries e mexa delicadamente até serem parte da massa;

6. Esse é o ponto da massa. Quando estiver assim, aqueça uma frigideira em fogo médio, se não for um bom antiaderente coloque umas gotinhas de óleo vegetal e espalhe com um papel toalha ou pincel;

7. Coloque 1 concha não muito cheia de massa com as blueberries e deixe cozinhar até que saiam "bolhinhas" e as bordas estejam começando a ficar douradas (em torno de 2 minutos), então vire para o outro lado com a ajuda de uma espátula por aproximadamente mais 1 minuto (veja se está assada pela cor dourada da panqueca).

8. Na hora de servir, fatiei um morango e polvilhei açúcar de confeiteiro por cima. As panquecas foram parte do café-da-manhã que também teve pães, ovos mexidos e café! Hummmm

OBS:

1. Essa receita pode ser oferecida para crianças a partir dos 12 meses sem o açúcar de confeiteiro (finalização) e se ao invés de picar as amêndoas, triturá-las no liquidificador ou processador para não ter problemas de engasgos;

2. A massa da panqueca vai ficar bem mole, quase um creme. Se não ficar, acrescente mais leite à mistura.

3. Receita original traduzida do maravilhoso site Sweet Peas & Saffron.

E por hoje é isso!

Abraço,

Dani

Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!