Bolo de Banana da Andrea Alves

Olá!!!


Hoje trago para vocês um bolo que uma delícia, uma fofura, super leve e facílimo de fazer!
A história é a seguinte: o David começou hoje numa creche por apenas 6 horas semanais (2 horas por dia) para socializar mais, ter mais contato com outras crianças, etc, etc, etc (post específico sobre isso em breve). E aí eu quis que ele levasse um lanchinho para comer durante ou após esse período. Mas o que? De salgado eu preparei o pão de queijo da amiga Heike Vieira que a também amiga Thais Ventura fez no blog As Delícias do Dudu e no canal dela no youtube aqui.
Para o "doce" queria algo fofinho mas não esfarelento, que desse para ele pegar com as mãos e, claro, bastante nutritivo e saudável. Tinha umas bananas bem maduras em casa... (tudo tem madurado super rápido no calor que tem feito aqui). Procura daqui, abre sites de lá e de repente me deparo com um bolo lindo, bem aerado e com todos os ingredientes que eu gosto: O bolo integral mais fofinho do mundo! do blog da Andrea Alves. Não tive outra escolha senão ir pra cozinha preparar! E olha o passo a passo com as alterações que fiz:

Ingredientes
4 ovos
1 xícara de óleo (eu usei de girassol)
1 xícara de açúcar mascavo (na receita original são 2 xícaras)
1 xícara de farinha de aveia
1 xícara de farinha de trigo integral
(na receita original ela usa 2 xícaras de farinha de aveia)
1 colher de sopa de fermento químico em pó
Nozes ou amêndoas
(eu usei o equivalente a duas colheres de sopa de uma "farinha" que faço para o David com várias oleaginosas misturadas - amêndoas, castanhas, nozes, avelãs - além de chia e linhaça trituradas até virarem um pó grosso)
Frutas secas ou cristalizadas (não usei)
2 bananas (acabei usando 3 bananas)

Preparando...
1. Liquidifique os ovos, o óleo e o açúcar;

2. Depois junte as bananas picadas grosseiramente;
(Se o seu liquidificador for grande e bom - o que não é o caso do meu - pode misturar todos os ingredientes nele)

3. Peneire as farinhas e o fermento para que não fiquem bolinhas e ajude o bolo a ficar mais fofo;

4. Misture os ingredientes para que fique uma só farinha;

5. Acrescente as nozes e amêndoas picadas ou trituradas;

6. Com um fuet (sempre pensando em deixar o bolo mais aerado possível), misture os sólidos com os líquidos do liquidificador com movimentos leves, delicados, sempre de baixo para cima;

7. Coloque na forma de sua preferência e leve para assar!
Eu fiz no forno convencional pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos e na airfryer também pré-aquecida (liguei 3 minutos antes) a 160ºC por 10 minutos.



 Tchanam!!!!



Olha por dentro:
Coma sem moderação!

OBSERVAÇÕES:

1. Especial agradecimento a Andrea Alves pela receita que é realmente o bolo mais fofinho do mundo! (depois do meu bolo de morango hahahahaha!)

2. Esse bolo é recomendado para maiores de 12 meses por causa do açúcar, ainda que mascavo não recomendo para menores dessa idade (na verdade, não recomendo para menores de 2 anos, mas vai da criação que você tem aí na sua casa).

3. Pode ser consumido por quem é alérgico a lactose porque não vai leite, mas se notar que a massa ficou muito espessa, pode acrescentar um pouco de água (meio copo) que já dá certo. Se fizer a receita substituindo as farinhas de trigo e de aveia por farinha de arroz, por exemplo, também poderá ser oferecida a quem for intolerante a gluten.

4. Aqui em casa somos alérgicos a canela, mas se você não for, acredito que meia colher de café de canela em pó na massa e polvilhado por cima deva dar um toque todo especial.

E por hoje é isso!

Abraço,

Dani

Ohhh, se você gostou do post, recomende no google+, compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Almoço de hoje: Macarrão Bifum à Bolonhesa