Bolo de maçã e iogurte

Olá!


Hoje trouxe uma receitinha boa para café da manhã, lanche da tarde, picnic... só não é boa mesmo para quem não fizer!

Bolo de maçã e iogurte!

 Essa receita é uma daquelas minhas mirabolanças culinárias, por isso não coloquei a fonte (que sou eu)... e vamos a receita!

Ingredientes
3 ovos (gemas e claras separadas)
1/4 de xícara de óleo de coco
1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 maçã picada com casca
(como eu usei maçãs orgânicas elas eram bem pequenas - repare que as maçãs são quase do tamanho dos ovos - então coloquei 2 unidades)
1/2 xícara de iogurte natural integral sem sabor
(não está na imagem porque tinha colocado no potinho azul e o Mr. Arthur David pegou e comeu sem que eu percebesse na hora de tirar a foto)
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de trigo branca
1 colher de sopa de fermento em pó

Preparando...
1. Bata as claras em neve e reserve. Para ficar bem firme, acrescente uma pitada de sal;
2. No copo do liqüidificador junte as gemas, o óleo, o açúcar, o iogurte e a maçã picada com casca;

3. Num recipiente que possa ir a batedeira (mas se preferir pode bater na mão mesmo), misture as farinhas e os líqüidos que estavam no liqüidificador;

4. Quando os ingredientes estiverem bem misturados (homogêneo), ficará uma massa mais grossa, o ponto será quando as claras forem adicionadas e unidas aos outros ingredientes. Para que as claras em neve façam seu efeito de deixar o bolo aerado, mexa delicadamente de baixo para cima, com calma e suavidade;

6. Com tudo homogêneo, coloque a massa numa fôrma (eu uso de silicone porque é outra vida para desenformar e lavar depois) mas se você usa as fôrmas tradicionais não esqueça de untar e enfarinhar antes de colocar a massa, leve ao forno médio (180ºC ~ 200ºC) por 30 minutos ou até que esteja assado por dentro (faça o teste do palito!).

Prontinho!
Eu não fiz calda porque o David adora bolo, ele come (e muito!), já há açúcar mais que suficiente nessa receita! Mas caso você queira, segue a receita da calda:

Ingredientes

1 xícara de água
1 maçã sem casca e em pedaços;
3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
2 colheres de sopa de coco fresco ralado

Preparando...

1. Numa panela coloque a água para ferver, acrescente os pedaços de maçã (sem casca) e o coco ralado. Deixe cozinhar até os pedaços da maçã ficarem bem macios;

2. Acrescente o açúcar mascavo e mexa até virar uma calda não muito espessa (lembre-se que o açúcar endurece quando esfria);

3. Faça furinhos no bolo com um palito de churrasco ou um garfo, derrame a calda e sirva quente com uma bola de sorvete de baunilha ou frio com uma xícara de chá ou café!

E por hoje é isso!

Abraço,

Dani

Ohhh, se você gostou do post, recomende com g+1 (aqui embaixo), compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Almoço de hoje: Macarrão Bifum à Bolonhesa