Salada de frutas

Olá!

Hoje vim falar de uma opção de lanche absurdamente simples mas tão boa que não deve ser consumida apenas em casa, mas também naqueles dias em que o programa é na rua.

Como já comentei em posts anteriores, moramos numa das cidades mais lindas da Nova Zelândia, Queenstown, e quando o tempo ajuda não tem como não sair para curtir o dia. Então partimos para um picnic!

Fiz várias coisas para levar, vou postando as receitas quando puder, agora como já passam das 23 horas, apesar de cansada quis vir rapidinho deixar essa sugestão de lanche para os pequenos e podem ser os bem pequenos mesmo, a partir de 6 meses, variando apenas a consistência (amassada, esmagada, em pedaços como fiz para o David):

Salada de Frutas

Ingredientes

4 Bananas
(eu usei prata - Bobby bananas chamam aqui)
2 Maçãs com casca
1 Manga
1/4 de Melão
(eu usei o "honey melon", não sei como chama no Brasil, mas a casca é verde, não amarela como usava lá)
1 Faca de cerâmica
(esqueci de fotografar, fica pra próxima)
Algumas gotas de suco de limão (opcional, se necessário)



Modo de Preparo

1. Higienize bem todas as frutas;
2. Descasque a manga e corte em cubos (se for para os bem pequenos, repare se ela está bem molinha, corte em pedaços não muito grandes que não terá problema);
3. Pique as maçãs com casca e tudo (por isso lave muito bem), para os que ainda não mastigam leve a fruta inteira e raspe com uma colher na hora de servir;
4. Para o melão retire as sementes e corte em cubos e depois cubos menores;
5, Descasque as bananas e pique-as;
6. Junte todas as frutas em um bowl, misture e depois coloque em potes menores para serem oferecidos "de pouco em pouco".

OBS: Optei pela maçã com casca porque o David tende a ser ressecado e a maçã é das frutas que "segura" mais o intestino, mas não prende muito se manter a casca porque nela estão as fibras que ajudam o bom funcionamento intestinal.

OBS 2: Separei as frutas em pequenos potes porque passamos o dia no picnic e gosto de deixar sempre fruta à vontade para o David, mas como estávamos ao ar livre não queria que oxidassem tão rápido, nem esquentassem com o sol (ou que caísse algum inseto dentro - vai que, né? - não teria que me desfazer de tanta frutinha boa). O que não estava ao alcance do David estava guardadinho numa sacola térmica que levamos e deixamos bem "escondida" em baixo da sombra de uma árvore.

OBS 3: Sobre o escurecimento das frutas, especialmente a maçã e a banana, a culinarista infantil, Thais Ventura, deu uma dica ótima: usar faca de cerâmica para cortar as frutas, reduz muuuuuuuuuuito mesmo que elas fiquem logo feias e "pretinhas". Para quem não tem, pode usar umas gotinhas de suco de limão, também ajuda bastante.

E por hoje é isso! Despeço-me com as fotos de tirar o fôlego da "praia" de Sunshine Bay (que não é praia nem bahia, mas o lago de Queenstown, só para esclarecer):






Abração,

Dani

Ahhh, se você gostou do post, recomende com g+1 (aqui embaixo), compartilhe no seu facebook e twitter! Eu fico imensamente agradecida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Cardápio Semanal - David com 10 meses, 3ª semana