quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Cardápio 6 meses, 4ª semana!

Olá!

Estou ausente do blog porque além da correria cotidiana, estão nascendo dois dentes na arcada inferior do David... aí não está comendo... é a pior coisa do mundo (quem é mãe sabe o que estou dizendo).
Tudo bem que fomos à pediatra essa semana, ele está super bem em peso, altura e desenvolvimento cognitivo (senta praticamente sozinho, rola pra todo lado, tá numa pira de andar ereto só com a gente segurando as mãozinhas dele, grita, solta os "sons" dele)... Mas apesar de tudo isso... filho não come o coração dos pais se aperta.

O cardápio dessa semana (a última com 6 meses) é esse aqui:


Essa semana mudei o schedule dele pra (tentar) inserir mais um momento com frutas na alimentação já que pela manhã realmente não dá.

Confesso que não tenho tido sucesso, tanto pela falta de tempo (ficamos fora na 2ª-feira praticamente o dia todo, hoje tem natação e amanhã ficaremos fora boa parte do dia de novo) quanto por que ele não está mesmo querendo comer, como ontem.

Estou preparando as receitas com o passo-a-passo habitual, o tempo mesmo é que não anda ajudando a dar conta de vir aqui postar.

Infelizmente o "maridotrocício" não veio - casa de ferreiro, espeto de pau - não pude preparar as coisas que tinha em mente pro natal, mas mês que vem é aniversário do blog (nem acredito que já passou todo esse tempo!) e nem que eu tenha que ficar pentelhando o Tadashi o dia inteiro... ele garantiu que trará as novidades que tanto quero pro blog. Posso adiantar que haverá sorteios, novos colaboradores... aff que fico ansiosa de tanta coisa boa que vem por aí!

Ahhh, deixa eu já comentar se não der tempo... semana que vem "ho ho ho" tirarei uns dias na praia com a família, apresentar oficialmente o David ao mar  (ele conheceu com pouco mais de 3 meses, mas só da janela da casa da praia), agora acho que se for bem cedo, com filtro solar mega bloqueador dá pra dar uns passinhos na areia.

Abração,

Dani

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Papinha de Frango e Papinha de Frutas In Natura

Olá!

Começo este post falando do curso Alimentação para Bebê e Criança Pequena que aconteceu ontem, 15/12/2012, ministrado pela nutricionista Bianca Giafferis Valim que foi tuuuuuuuuuudooooooo de bom!!!
Estou preparando um post pra falar especificamente sobre o curso, foram horas falando de alimentação, maternidade, paternidade e diversos assuntos relacionados num espaço gostoso, tranquilo e muito aconchegante. Aguardem!!!

Continuando, apresento as refeições de hoje do David, últimas nesta semana:

Almoço: Papinha de Frango, Batata Salsa, Chuchu e Repolho Roxo

Ingredientes:
100gr de Peito de Frango
2 Batatas Salsa pequenas
1/2 Chuchu
(se for grande como o que eu tinha)
2 folhas de Repolho Roxo
(se forem pequenas como as que eu tinha)
1 fiozinho de Azeite de Oliva Puro (não o extra virgem)

Preparando...
1. Lave, descasque e pique os vegetais e a carne.

2. Aqueça o azeite e refogue o tempero mágico da Thais.

3. Quando o tempero "suar" um pouco, acrescente o frango e frite até dourar.

Repare que o canto e o fundo da panela estão "marronzinhos", esse é o ponto para acrescentar os outros ingredientes.

Batata, Chuchu
E o repolho roxo
4. Carne dourada, acrescente os vegetais um a um e deixe "pegar o tempero".

5. Quando o tempero estiver bem distribuído em todos os ingredientes, acrescente água (eu coloco já fervendo) até cobrir.

6. Deixe cozinhar por 20 minutos em fogo baixo ou até que a água quase seque.

7. Amasse no garfo, passe na peneira grossa ou, como eu, que bati no mixer bem rápidão, só pra agilizar porque eu estava atrasada.

Esta receita rendeu 2 porções de 235gr cada, acho que por causa dos dentinhos, ele "só" comeu 180gr hoje.

O Lanche da TardePapinha de Abacate, Banana e Mamão

Ingredientes:
1/2 Abacate
(se o seu for grande como o que eu tinha)
2 Bananas prata
1/2 Mamão papaia

Preparando...
1. Retire as poupas das frutas da casca com uma colher e amasse com um garfo.

2. Reparta as frutas amassadas em 2 potes (esta receita rende 2 porções).
3. Misture o conteúdo dos potes até ficar um creme homogêneo.

 Rendeu 2 porções de 142gr e 164gr.

O David matou o pote de 164gr.
Olha a cara lambuzada do figura.

Isso foi o que sobrou.

Bom, por hoje é isso.
Amanhã terei um dia de fervo, correndo atrás de uns assuntos profissionais, então já deixei tudo pré-pronto pra agilizar amanhã. O cardápio da próxima semana está pronto (a última semana antes dos 7 meses do David, uhuuuuuuu), farei o máximo possível pra postar (porque hoje o texto já está enorme).

Abração,

Dani