Bolo Amanteigado com Gotas de Chocolate da Diga Maria

Olá!

Aproveitando a soneca pré-natação do David e o milagre de eu ter conseguido adiantar o almoço dele... vim aqui postar uma receita mega-gostosa que fiz do site Diga Maria. Vale muito, muito, muito mesmo a pena fazer:

Bolo Amanteigado com Gotas de Chocolate

Ingredientes:
250gr de manteiga
(mas eu só tinha 60gr de manteiga, o restante da quantidade foi margarina sem sal como vocês podem ver pela foto)
250gr de açúcar (eu uso o demerara orgânico)
5 ovos (uns médios, outros pequenos)
200gr de farinha de trigo branca peneirada
50gr de gotas de chocolate
(mas eu não tinha, raspei uma barra de chocolate amargo até chegar na quantidade)
50ml de rum

Preparando...
1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
2. Bata a manteiga/margarina (só ela) até ficar com consistência de pomada.
(Eu usei a batedeira porque não tenho muita habilidade e paciência de bater na mão, mas se você tiver... manda bala).
3. Acrescente o açúcar e mande ver na batedeira até ficar como na foto, um creme clarinho.

4.  Adicione os ovos até homogenizar.
(A receita original pede para juntar os ovos um por um, mas a minha batedeira é manual e eu não tenho habilidade de quebrar os ovos com uma mão... então foi tudo de uma só vez mesmo).

5. Quando os ovos estiverem incorporados a massa, junte a farinha e misture.(A essa altura eu ainda estou com a batedeira)
6. Quando estiver tudo misturado acrescente o rum.

7. Por último coloque o chocolate raspado.
(A receita original também sugere substituir o chocolate por uvas passas, eu é que não curto muito frutas cristalizadas em geral)

8. Untei e enfarinhei a fôrma de bolo inglês e ainda sobrou um "chorinho" de massa e usei as minhas maravilhosas formas de silicone pra muffim que não precisam untar (é a melhor coisa do mundo, quando puder troco todas as minhas assadeiras por silicone. Muito mais fácil de usar, muito melhor pra limpar).

9. Tudo colocado nas formas!
Mas coloque até pouco mais da metade (3/4) das formas porque apeasar de não ir fermendo a massa cresce um montão, é bem leve e aerada!

Após 40 minutos no forno aqui de casa, olha o bolo aí!!!

Os "muffins" ficaram na grade de baixo do forno então assaram um pouquinho a mais, mas ficaram uma delícia e foi muito mais fácil desenformar que a fôrma de teflon (e olha que é de teflon, imagine se fosse alumínio não revestido, hein...)

OBSERVAÇÕES:

1. Essa receita é só para maiores mesmo por causa do rum, da quantidade de açúcar e da oleosidade da manteiga/margarina.

2. Quem me conhece sabe que eu não gosto muito de chocolate, só consigo comer um pouquinho do amargo mesmo (nem o meio amargo consigo gostar, aqueles ao leite me enjoa, dá "eca"), mas acredito que dê pra substituir por outro, só cuide pro resultado final não ficar muito doce.

Bom, por hoje (a princípio) é isso. Amanhã posto o lanchinho da tarde do David de hoje, o almoço é o mesmo de ontem. Mas se der, coloco ainda hoje!

Abração,

Dani

Comentários

  1. Olá, Danielle! Adorei ver o seu passo-a-passo cuidadosamente comentado e fiquei feliz em saber que experimentou e gostou da receita. Se for repetí-la, tente colocar a quantidade toda de manteiga (e não margarina) pois esse bolo tem um sabor amanteigado delicioso.
    Grande beijo e espero que seus leitores curtam. :)

    ResponderExcluir
  2. Hummm deve ter ficado muito bom!! adoro bolo, mais quase não faço, pois marido e meu filho que tem 09 anos não gosta...rsrs, gosto muito desse site Diga Maria tem umas receitas deliciosas, e lindas fotos!! bj

    ResponderExcluir
  3. Oi, Maria e Márcia!

    Agradeço muito a visita e os comentários!

    Que bom você ter aprovado, Maria, é muito importante que a dona da receita dê o aval pra publicação, mais uma vez, obrigada!
    Certamente repetirei, porque ficou uma delícia, o gosto da manteiga/margarina ficou suave, o bolo todo parece que estou mordendo uma nuvem! (Hummmm falar nele, deixa eu ir lá pegar um pedaço na cozinha)

    Márcia, meu marido também não é muito de comer, fica pouco em casa, então é difícil mesmo... e o David ainda vai demorar muito pra experimentar... mas olha, esse bolo é tão bom que vale se auto-presentear com ele, viu! Faça 1/2 massa, acho que super vale a pena.

    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Olá, adoramos comentários, por favor fique a vontade para compartilhar seus pensamentos conosco! Beijos!

Postagens mais visitadas deste blog

Cardápio semanal: 7 meses, 3ª Semana!

Cardápio David 7 meses, 5ª semana!

Cardápio Semanal - David com 10 meses, 3ª semana