terça-feira, 27 de novembro de 2012

Começando as papinhas salgadas e a rotina alimentar

Olá!

Continuando o assunto de introdução alimentar, hoje foi o primeiro dia de papinhas salgadas e... modéstia à parte... foi um sucesso!


Para facilitar a minha vida na compra das frutas e verduras, além de diminuir o desperdício, elaborei um cardápio semanal do que prepararei pro David agora que ele já é um homenzinho (fez 6 meses semana passada!) que ficou mais ou menos assim:


Essa é a tabela da 1ª semana de introdução.
Clique na imagem para ampliar

Funcionará assim: repetirei os mesmos ingredientes por 2 dias para ver a adaptação dele e eventuais reações. Farei as refeições apenas com um alimento de cada grupo por 2 semanas, até que esteja mais acostumado e aí farei as "misturas". Os grupos que mencionei são esses aqui ó:


Essas informações são da nutricionista Karine Nunes Costa Durães, o conteúdo inteiro pode ser lido no blog dela, Nutrição Infantil.
Importante (ainda parafraseando a Karine): toda papinha deve ter, no mínimo, 4 tipos de ingredientes, quando o bebê tem 6 meses, ou 5 ingredientes, quando o bebê já está acostumado, comendo bem o almoço e o jantar, com cerca de 7 meses.

Pelo meu cardápio dá pra ver que não incluí janta. Além considerar muito cedo, não vejo necessidade. Sem contar que os horários do David são mais apertados porque o dia começa "tarde" em vista do que vejo por aí, em que as crianças acordam entre 06hs e 07hs da manhã. Mais adiante, com 7 meses ou quando perceber que há necessidade, incluo a papa salgada na janta.

Bom, feitas as considerações... vamos às receitas:

Para o lanche da manhã fiz o já comentado sucesso Suco de Laranja Lima e Melão Valenciano (receita aqui). Magavilha!!!! Ele toma tudo e ainda dá risada, uma alegria só!!!

Já o almoço foi Papinha de Frango, Cenoura, Batata e Agrião:

Os ingredientes:
50gr de peito de frango
1/2 cenoura média
1 batata inglesa pequena
2 dentes de alho
1/2 cebola pequena
(que hoje quando fui fazer, vi que acabou, mas amanhã já tem mais #falhanossa)

 Preparando...
1. Refoguei o alho em quase nada de azeite de oliva puro
(não pode ser o extra virgem)
2. Depois que ficou douradinho, acrescentei os pedaços de frango e deixei fritar pra pegar o tempero do alho

 3. Quando o frango "dourou", acrescentei a batata, a cenoura e o agrião e também deixei fritar um pouco pra pegar o gostinho do alho
(lembrando que todos os vegetais estavam crus até este momento)

4. Cobri com água, tampei e deixei cozinhar em fogo baixo por 30 min, quando a água estava quase seca (mas esqueci de tirar foto, #sorry)
5. Desfiei o frango que estava beeeeeeeeeeeeeeeem molinho
6. Amassei os vegetais com um garfinho de sobremesa pequeno e resistente que tenho aqui pra ficar pedacinhos bem, bem, bem, bem miudinhos mesmo
7. O agrião eu piquei em pedacinhos mínimos e misturei tudo...

Ficou assim...


Olha o meu orgulho mandando ver na comilança...

Sobrou isso aí ó!

Lembro que desde que comecei com as papinhas de frutas pro David evito dar alimentos muito batidos ou processados, além dos alimentos perderem propriedades quando passam por esses processos, quero estimulá-lo a se habituar aos movimentos da mastigação. (Já que ele está em desvantagem por que mamou no peito apenas até os 4 meses e meio - infelizmente - e usa chupeta pra dormir - de novo, infelizmente).
Reforçando... os pedaços são muito, muito, muito pequenos e o David nunca engasgou com nada. 

O lanche da tarde foi Papinha de Ameixa e Manga:

Os ingredientes
08 ameixas pretas sem caroço
200ml de água filtrada
2 colheres de sopa de aveia
1/2 manga

Preparando...
1. Amassei as ameixas pra ter certeza que estavam sem caroço
(vai que, né...)

2. Bati no mixer as ameixas com a água
3. Acrescentei a aveia e bati novamente

 4. As mangas também foram pro mixer

5. Após bater 2 minutos...

Renderam esses 2 potinhos
(Eram 2. Agora é apenas 1.)

E por hoje é só pe-pessoal!

Abraços